Luane Motta, Ceará
Nesta quarta-feira (15.08) Francisco Montenegro de Lima, irmão do patrono da FENET, reuniu-se no Centro Cultural Manoel Lisboa (CCML) em Fortaleza para falar sobre a vida e a relação da família com José Montenegro. Estavam presentes no auditório do CCML estudantes e trabalhadores que tiveram a gratificante oportunidade de conhecer e emocionar-se ao saber um pouco mais da história de José pelas palavras de seu irmão. Chico conta-nos em entrevista a difícil vida que sua família levou em Itapipoca, interior do Ceará, o comportamento de Montenegro cotidianamente, fala-nos como ele conseguiu ingressar na escola técnica, sua militância no partido comunista e alguns encontros que os dois tiveram esporadicamente no período da ditadura militar brasileira.
Clique no play do vídeo para carregar
Sobre José Montenegro de Lima
José Montenegro de Lima nasceu no Ceará no ano de 1948, foi estudante da antiga Escola Técnica Federal do Ceará, atual IFCE. A indignação de viver num país rico, porém, onde era(e ainda é) comum ver a fome e a miséria fez com que buscasse resposta para uma série de problemas, então ainda adolescente decidiu ingressar nas fileiras do movimento revolucionário que lutava contra a ditadura militar e se tornou diretor da União Nacional dos Estudantes Técnicos Industriais - UNETI.
Devido a sua luta incessante em defesa da educação, da soberania nacional e do socialismo, começou a ser perseguido pelo regime militar, foi preso pelo DOI/CODI no dia 29 de setembro de 1975 e desde então seu corpo está desaparecido.
José Montenegro compõe uma lista de mais de 300 líderes estudantis que foram assassinados ou estão com os corpos desaparecidos desde a ditadura militar. Alguns dizem que as atrocidades cometidas pelos militares deve ser esquecida; mas a FENET vem reafirmar o direito a justiça, memória e a verdade! Vem também defender que se desvende todos os crimes cometidos e a punição aos torturadores. Hoje José Montenegro de Lima é patrono da FENET e tem seu nome sendo homenageado em diversos Centros Acadêmicos, Grêmios e DCE's.
0 comentários:
Postar um comentário