quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Luta pelo passe livre se intensifica em Belém

Jaquelliny Lopes e Matheus Tavares - Pará

Desde que foi aprovado o aumento da tarifa de ônibus no dia 24/07 em Belém do Pará pela Prefeitura, foi travada uma intensa jornada de lutas contra o aumento das passagens, pelo passe livre estudantil e pelo congelamento da tarifa por no mínimo cinco anos em R$ 2,00. Construída por diversos grêmios, pela União dos Estudantes Secundaristas de Belém e pela FENET, as manifestações desde o começo eram recebidas com violência (spray de pimenta, bomba de efeito moral e balas de borracha) pela guarda municipal e portões fechados pela prefeitura; isso só prova o descaso com o transporte público que se vem acontecendo na região metropolitana de Belém e em todos os outros lugares do Brasil.
Por isso depois de várias mobilizações, atos-pula catracas, a prefeitura recebeu o movimento estudantil unificado na manhã desta terça-feira 21/07, mesmo querendo desmobiliza-lo trocando de lugar com apenas algumas horas de antecedências. Segundo Matheus Tavares Diretor da FENET que estava presente na reunião, a prefeitura se nega a dialogar com os estudantes.  
"Virou rotineiro, a prefeitura prefere negociar com a máfia de transporte do que com a classe trabalhadora e os estudantes. Hoje construímos mais um belo ato, pode ter certeza que se não tiver mais Belém vai virar de cabeça para baixo." 
Infelizmente a prefeitura só atendeu a exigência mais simples e básica dos estudantes que foi a segunda via de carteira de meia passagem que será gratuita em Belémaxa, atualmente, o valor cobrado é de R$ 22,00, a partir de hoje deve passar a ser isenta.
“Com isso, só prova que através da luta que há de termos vitórias, e essa conquista é apenas o início de muitas que virão na região metropolitana de Belém e que a luta pelo passe livre continua e com mais intensidade!” – Afirmou uma estudante durante sua intervenção.
Jaquelliny Lopes e Matheus Tavares são diretores da FENET e estudantes do IFPA.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More