FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES NO ENSINO TÉCNICO
A FENET, Federação Nacional dos Estudantes no Ensino Técnico, em reunião de sua diretoria realizada no dia 16 de julho em Goiânia (GO) debateu a situação da educação profissional no país e as recentes mobilização dos servidores das instituições federais de ensino, dirigido pelo SINASEFE, que convoca para o mês de agosto indicativo de greve para toda a categoria.
Reafirmamos o entendimento de que a construção de uma educação de qualidade para a juventude e, em especial, no ensino profissional, só é possível com a valorização dos trabalhadores na educação e o devido financiamento público das instituições. Caso contrário, cairá por demagogia todo o discurso que envolva a defesa de uma educação de qualidade, do conhecimento livre dos interesses do mercado e de uma formação profissional completa para a juventude brasileira.
Entendemos ainda que a construção de um país soberano passa pelo fortalecimento da educação pública e não com a adoção de medidas de favorecimento a rede privada de ensino, como é o caso do PRONATEC, programa do governo federal que inclui a destinação de mais recursos públicos para o Sistema S.
Vale lembrar que no início do ano houve um corte de R$ 3,1 bilhão na educação pública, num total de cortes que ultrapassa os R$ 50 bilhões das áreas sociais, tudo isso para manter o famigerado pagamento da dívida pública, que amplia os lucros dos banqueiros e especuladores.
Para a FENET, as formas de luta que sejam utilizadas pelos trabalhadores na educação e suas entidades representativas, tem como responsável único e exclusivo, o próprio governo federal, e ainda que a defesa dos interesses da educação brasileira se coloca hoje como uma necessidade para toda a sociedade.
Sendo assim, a Diretoria da FENET vem por meio desse tornar público seu apoio à luta dos profissionais de educação através de seu sindicato nacional SINASEFE, e todas as entidades filiadas, se colocando a disposição para somar na construção das mobilizações e no movimento grevista que se aproxima.
Não ao corte do orçamento da educação! Pelo investimento de 10% do PIB!
Ensino profissional integrado nas instituições públicas de ensino!
Não a adoção do PRONATEC!
Federação Nacional dos Estudantes no Ensino Técnico
0 comentários:
Postar um comentário