segunda-feira, 28 de julho de 2014

Vem ai o ENE - Encontro Nacional de Educação

 
 Vivemos um momento de lutas na sociedade brasileira, marcado pelas grandes manifestações de junho de 2013 e por diversas greves dos trabalhadores em 2014, nas quais uma das principais reivindicações foi uma educação pública, gratuita e de qualidade. E para garantir um espaço para que toda a sociedade discutisse um novo modelo de educação,alguns entidades estudantis,sindicatos e movimentos sociais estão organizando o ENE (Encontro Nacional de Educação), que se realizará do dia 8 a 10 de agosto deste ano, no Rio de Janeiro.

 
     Apesar de o Brasil ser um dos países mais ricos do mundo, a educação, além de ser para poucos, continua excluindo o povo da participação política e visa somente formação de trabalhadores capazes de produzir, no entanto sem condições de pensar. Sendo assim, se coloca para todos nós a necessidade de se lutar por um novo projeto de educação. Uma educação para a emancipação dos trabalhadores e da juventude. Uma educação que ensine, produza conhecimento, mas também que contribua na construção de uma nova sociedade, sem exploração e opressão, onde todos sejam iguais e possam desfrutar do fruto do trabalho coletivo da sociedade.
    Os governantes brasileiros não fazem questão de disfarçar a falta de prioridade quando se trata de educação, o Plano Nacional de Educação elaborado para vigor de 2011 a 2020, sancionado no dia 25/06 confirma essa politica de privatização e mercantilização da educação. Além disso, não aborda temas fundamentais, como por exemplo, a democracia nas universidades e continua fortalecendo os tubarões de ensino, já que não vincula o investimento de 10% do PIB somente em educação pública. Enquanto isso continuamos com 13,2 milhões de analfabetos no país, apenas 15% dos jovens cursando o ensino superior, as universidades e escolas públicas cada vez sendo mais sucateadas, a terceirização destruindo os direitos dos trabalhadores, etc.
      O ENE, por sua vez, deve ser o espaço onde discutamos esse novo projeto, na qual todos possam participar e contribuir. Não podemos deixar esta oportunidade passar, temos que fazer do ENE um marco nessa luta por um novo projeto de educação. Por isso o movimento Rebele-se convida todos os estudantes brasileiros para esse encontro que fomentará o debate educacional e dará um novo fôlego as reivindicações históricas do movimento estudantil.
Eixos principais dos debates:
-Privatização e mercantilização da Educação: das creches a pós graduação;
-Financiamento da Educação Pública;
-Precarização das atividades dos trabalhadores da Educação;
-Avaliação meritocrática na educação;
-Democratização da educação;
-Acesso e Permanência;
-Passe Livre e Transporte Público. 



PARA PARTICIPAR DO ENE ENTRE EM CONTATO CONOSCO PELO EMAIL FENETBRASIL@GMAIL.COM OU PELO FACEBOOK : FENET BRASIL



0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More