sexta-feira, 16 de maio de 2014

Estudantes do IFRJ insatisfeitos fazem ato almoção e ocupam a reitoria

Na última semana o IFRJ esteve repleto de manifestações e decisões de extrema importância. Sexta-feira (09.05), foi realizado o Ato Almoção, onde foi denunciada a péssima política de assistência estudantil, neste ato, o Grêmio Estudantil Elisabetta Bonnante (Campus Maracanã) organizou um churrasco e vendeu cada pratinho ao preço de R$ 1,00.  Na terça-feira (13.05) a greve dos servidores foi deflagrada no Instituto e foi veiculado pelos meios de comunicação a notícia do escândalo de roubo de 1 milhão de reais da reitoria, onde a Polícia Federal indiciou o ex-reitor Fernando Gusmão e seu pró-reitor Dario Kunzler. Com isso, o Grêmio Estudantil Elisabetta Bonnante, realizou uma Assembléia Estudantil que contou com 400 estudantes, onde foram convidados os outros grêmios do instituto para discutir a política de assistência estudantil, a posição dos estudantes sobre a greve, a acusação e a investigação do ex-reitor.
Foi destacado a todo momento também que em nenhum momento os estudantes do IFRJ admitiriam um interventor do MEC na reitoria do IFRJ, tendo em vista que o novo reitor eleito Paulo Assis, tinha tomado posse no dia anterior. Como resultado da assembléia, foi organizado um ato do Instituto até a sede da Reitoria, cantando "Não é mole não o reitor foi pra Orlando e eu fiquei sem bandejão", os estudantes ocuparam a mesma. (É preciso destacar que os estudantes cantaram isso, porque assim que foi revelada a investigação da Polícia Federal o ex reitor viajou para Orlando - EUA).


Uma esquipe de 6 estudantes (representando a FENET, os Grêmios do Macacanã, Nilópolis, Duque de Caxias e São Gonçalo) foi recebida pelo atual Reitor. Na reunião foram pautados os seguintes pontos: a segurança ao redor dos campi, maior investimento em infra estrutura, o aumento em quantidade e valor das bolsas nos campi, a construção de bandejões nos campi, transparência e gestão democrática nas ações e orçamento da reitoria. Como resposta, foi dada a garantia de que seriam vistas junto com a Diretoria de Assistência Estudantil, setor criado no dia pelo novo reitor, e seria discutido com todos os grêmios e Centros Acadêmicos de todos os campi juntos em reuniões mensais, sendo a próxima para daqui um mês. Foi conquistada a garantia dos estudantes participarem da reconstrução do calendário acadêmico no retorno da greve. 
Agradecemos a todos os estudantes presentes! Agradecemos aos professores que estiveram envolvidos e ao sindicato por nos ceder o carro de som. 
Que essa seja a primeira de muitas vitórias!


Assinam esta matéria
 Grêmio Estudantil do Campus Maracanã
 Grêmio Estudantil do Campus Duque de Caxias
 Grêmio Estudantil do Campus São Gonçalo
 Grêmio Estudantil do Campus Nilópolis
Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More