quinta-feira, 24 de abril de 2014

O maior ENET de todos os tempos marcam os 3 anos da FENET.

     
                                                                                                                     Diretoria eleita no ENET 2014 

Realizamos entre os dias 18 a 21 de Abril  no IFB - Campus Brasilia ,o maior ENET de todos os tempos. O vitorioso Encontro Nacional de Estudantes do Ensino Técnico contou com a presença de mais de 1500 estudantes de 25 estados do pais. Durante 4 dias debatemos a politica do movimento estudantil e aprovamos a  pauta que a nova diretoria da FENET lutará nos próximos 2 anos.
      Os 85 grêmios presentes organizaram junto a diretoria da FENET todo o encontro, a proposta da nova diretoria e as pautas do maior ENET da historia.
       Num clima de muita animação o ENET 2014 apresentou a necessidade de lutar por um ensino técnico diferente, por mais assistência estudantil e pela construção de um país soberano. As propostas mais reivindicadas pelo plenário foram as relacionadas com a necessidade de radicalizar na democracia interna das escolas técnicas; de continuar firme na luta pela estatização da Petrobrás e contra a entrega do petróleo brasileiro para empresas multinacionais; contra a privatização dos portos, aeroportos e rodovias; pela destinação do dinheiro pública para a educação pública;  Contra os altos gastos da Copa do Mundo ;e pela necessidade de construir uma jornada de luta em todo o Brasil em defesa da meia entrada cultural!                                         

                                                   Mesa de Abertura do ENET 2014
      No último dia do encontro realizamos no Centro de Convenções Ulisses Guimarães a plenária final e uma homenagem aos militantes mortos pela Ditadura Militar, aprovamos a nova diretoria da FENET e as propostas que foram construídas nos grupos de debates.
O ato contou com a entrada no recinto, sob fortes aplausos, estudantes carregando banners com as fotos de José Montenegro de Lima, Carlos Marighella, Nilda Carvalho, José Lima Piauhy, Emmanuel Bezerra e Manoel Lisboa. Montenegro, aliás, é o patrono da FENET, pois, à época em que se mudou de Fortaleza para o Rio de Janeiro e foi preso e assassinado. A plenária final também aprovou uma carta, endereçada à presidenta Dilma Rousseff e à Comissão Nacional da Verdade, para que se apurem as circunstâncias de sua morte e sejam punidos os responsáveis.
      Falaram no ato, representando os militantes que combateram o regime, Amelinha Telles, ex-presa política e fundadora da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, e Carlinhos Marighella, advogado e filho do dirigente revolucionário Carlos Marighella. Ambos registraram a importância de reunir tantos jovens para debater o direito à memória, verdade e justiça, ampliando esta luta para várias localidades do país.


A FENET gostaria de agradecer a participação de todos os estudantes que viajaram por horas e até por dias para construir conosco o maior ENET da historia. 





                                                                           Plénaria Final do Centro de Convenção Ulisses Guimarães

*Em breve estará disponível no blog a nova diretoria da FENET e as propostas que foram aprovadas no ENET.






                                                        Abertura no IFB


Veja outras noticias sobre o ENET 2014 em:
http://www.ifb.edu.br/brasilia/noticiasbrasilia/6569-ifb-recebe-3-edicao-do-encontro-nacional-de-estudantes-de-escolas-tecnicas

http://averdade.org.br/2014/04/11397/

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More