No dia 02/06 os estudantes de Vitória foram as ruas exigir melhoria nas péssimas condições de transporte e a diminuição do alto preço da passagem. O ato aconteceu durante todo o dia, as ruas foram ocupadas pela manhã, a tarde e a noite; a polícia esteve presente no ato, mas não para saudar os estudantes, a máquina de opressão do estado esteve presente para massacrar os alunos!
Os manifestantes exigiam a presença do governador Casagrande para discutir o passe livre na frota de ônibus e pedir melhorias no transporte coletivo. Mas o governador estava longe, em Brasília.O vice-governador, Givaldo Vieira, foi intimado pelos manifestantes a ir ao local e assinar um documento agendando uma conversa com o governador sobre o assunto. Não houve, contudo, consenso com os estudantes, que mantiveram o movimento.
Após os protestos da manhã, os manifestantes se reuniram na Universidade Federal do Espírito Santo, no fim da tarde, para continuar as paralisações das vias. Como não recuaram, os estudantes foram combatidos pela Polícia Militar com truculência.
Os policiais lançaram bombas de gás lacrimogêneo no campus de Goiabeiras da Ufes, fazendo com que idosos e até mesmo crianças que estavam no local no momento tivessem que se refugiar no Teatro Universitário. Balas de borracha também foram atiradas em direção aos manifestantes para dispersá-los. Alguns ficaram feridos.
Pouco depois das cinco da tarde, os universitários partiram em passeata pelas avenidas Fernando Ferrari e Reta da Penha, até as proximidades da Terceira Ponte, parando o trânsito da capital. A polícia acompanhou e impediu que eles chegassem ao pátio de pedágio da ponte. Por fim, eles foram para o centro de Vitória e finalizaram os protestos de hoje. Os estudantes presos e detidos, cantavam: Pra não dizer que não falei das flores (música usada como Hino dos Estudantes em 1968).
Resultado da bestialidade da Polícia = 30 estudantes presos
Projétil de Bala utilizado pela Polícia |
1 comentários:
Já dizia aquela tão conhecida palavra de ordem:
"POLÍCIA É PRA LADRÃO,
PRA ESTUDANTE NÃO!!!!"
Mais uma arbitrariedade policial. Batem, machucam, perseguem e prendem àquelas pessoas que lutam por seus direitos. Simplesmente lamentável o que a máquina de repressão do governo fez em Vitória!
Postar um comentário