sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Estudantes dos Institutos Federais Promovem atos em defesa da Educação Pública!

Na segunda feira, dia 24 de agosto, os estudantes de diversos campus do Instituto Federal organizaram  um ato nacional em defesa de uma educação pública de qualidade, a qual deve garantir a permanência dos estudantes por meio da assistência estudantil e assegurar-lhes totais condições de exercer o oficio para que estudam. Nos últimos anos, houveram inúmeros cortes na educação que vem sendo cada vez mais sucateada,impossibilitando o alcance desse ideal de qualidade que os estudantes tanto almejam . 

A expansão desenfreada dos Institutos Federais tem sido objeto de propaganda por parte do governo, entretanto, estes não contemplam as necessidades dos estudantes. Os novos campus, em sua grande maioria, tem estrutura bastante precária, muitas vezes residem locais temporários em meio à obras, não possuem laboratórios ou cantinas. 
“Além do campus do IFPA estar sucateado, principalmente o refeitório, que está todo infiltrado, não há mesas e cadeiras adequadas, e a piscina que foi feita nunca foi cheia, não funciona. Questionamos também o ajuste fiscal do governo federal, que é uma das bandeiras de reivindicações dos servidores da educação em greve”, afirma Thaís Gomes, estudante de Eletrotécnica do IFPA.
No mês de junho, os servidores da rede federal deflagraram greve da educação, vários campus do Brasil todo aderiram  ao movimento contra o ajuste fiscal, os cortes orçamentários na Educação e por instituições federais de ensino que tenham financiamento adequado. Desde então, esses mantém suas atividades paralisadas, tendo o calendário suspenso posteriormente. Inconformados com o atual cenário da educação pública brasileira e em apoio as causas da greve dos servidores, os estudantes, com o apoio dos grêmios estudantis e da FENET, organizaram-se em a passeata, chamando a atenção dos moradores e da mídia para a situação precária que vivenciam.

 Além dos discentes, alguns docentes e técnicos administrativos fortaleceram o movimento, respaldando a importância da unificação dos setores na luta para atingir melhorias em cada um destes. Os estudantes dos campus foram as ruas para expor como as escolas técnicas vem sendo ignoradas e sucateadas pelo governo, o que impede a estabilidade e formação da juventude nas Instituições Federais.
A FENET se solidariza com toda à luta da juventude em defesa da educação pública e convoca a todos os estudantes a ocuparem as ruas contra os cortes de verbas na educação!

Por: Giovana Sabadini - Grêmio Estudantil do IFMG - Campus Santa Luzia

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More