sábado, 14 de março de 2015

FENET ocupa reitorias em todo o país



Ato realizado na reitoriado  IFPA




Ato realizado na reitoria do IFMG
Várias reitorias foram ocupadas no último dia 12 de Março durante o dia nacional de luta contra o corte de verbas da educação realizado pelo FENET. Centenas de estudantes participaram dos atos nas reitorias para protocolar uma carta ao Reitor e ao Ministério da Educação contra esse inoportuno anuncio do corte de 7 bilhões de reais da educação. Esses atos tratam do inicio de uma jornada de luta que foi aprovado na plenária nacional de grêmios que ocorreu em janeiro em João Pessoa- PB.Segue abaixo uma copia da carta entregue aos reitores.



                                         


    Carta Aberta Contra o Corte de Verbas na Educação

Ato realizado na reitoria do IFRJ
Ao: Senhor Ministro da Educação Cid Gomes, Reitores (as) e Deputados (as) Federais
 Os atos promovidos nas reitorias das Instituições Federais de Ensino, que ocorrem neste momento em todo o país, tratam de apresentar as autoridades constituídas na rede técnica e tecnológica de educação federal, bem como os deputados e deputadas federais responsáveis pela votação do orçamento da União.
Ato realizado na reitoria do IFSC
Promover o reajuste fiscal que está sendo apresentado pelo governo federal, com o corte de aproximadamente R$ 7 bilhões da educação, ministério que sofrerá o maior corte, trará impactos que preocupam milhões de jovens que desejam uma educação pública e de qualidade em nosso país.
Nos últimos anos o Ministério da Educação promoveu um processo de expansão que possibilitou a interiorização das Instituições Federais de Ensino, principalmente das Instituições de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, mas ainda nos falta muito. Vários campi da expansão I e II ainda não estão prontos, ou estão funcionando com bastante precariedade. Faltam salas de aula e laboratórios, as verbas para visitas técnicas são insuficiente, o quadro de professores está reduzido e não temos um Plano Nacional de Assistência Estudantil das Escolas Técnicas para unificar e garantir a permanência de milhares de jovens.
Ato realizado na reitoria do IFPI
Os estudantes de todo o país não aceitarão que por mais um ano os investimentos, já insuficiente para garantir uma expansão de qualidade das escolas federais, sejam reduzidos. O aumento do número de vagas, a implantação de novos campi, e os cursos criados durante os últimos anos serão extremamente prejudicados com o corte de verbas. Para garantir uma “pátria educadora” é necessário que se aumente o que é investido em educação, e não o contrário.
Ato realizado na reitoria do IFAL


Compreendemos que a falta de recursos não é um problema para o Brasil, prova disso é o pagamento feito pelo governo todos os anos de quase metade do seu orçamento para os banqueiros através dos juros da dívida pública, dinheiro que em nossa opinião deveria ser usado para continuar e melhorar a expansão das nossas escolas.
Somos contra o corte de verbas da educação e não ficaremos calados diante deste anúncio. Os ato de hoje são o lançamento de uma incansável jornada de luta que só terminará com o anúncio do fim deste tão inoportuno corte de verbas.


A “Pátria Educadora” não pode cortar verbas da educação.



Ato realizado na reitoria do IFPE
Ato realizado na reitoria do IFsuldeminas













Oficio encaminhado pelo reitor do IFMG
Ato realizado na reitoria do IFF

1 comentários:

Parabenizo a todxs xs estudantes que ocuparam as reitorias, ato exemplar contra a politica de cortes numa area sensivel como a educacao.
Anuncio tambem que Goias nao ficou de fora da ação

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More