segunda-feira, 30 de novembro de 2015

 Nessa última quarta - feira, dia 25, estudantes do Instituto federal do Piauí - Campus Angical realizaram um ato  em defesa de melhorias em vários setores, no instituto. O manifesto foi organizado e pelo grêmio estudantil Olga Benário, que, juntamente com o corpo discente, soltou seu grito a favor da educação pública de qualidade.
   Por volta de 9:30 da manhã, os estudantes se concentraram em frente à diretoria geral exigindo do campus direitos e melhorias como auxílio transporte, manutenção (Laboratório de informática, banheiros, funcionamento do setor médico, etc.), laboratórios de biologia e química, além de participação nas tomadas de decisões referentes ao IFPI. Após determinado tempo em frente à diretoria geral, os estudantes fizeram uma passeata no campus e convocaram os demais alunos a participarem do ato, com o lema “Luto pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo”. 
   O IFPI é uma instituição consideravelmente boa, comparada com as demais instituições de ensino público. Estudantes de diversas cidades, como Amarante, Água Branca, São Pedro, Jardim do Mulato, São Gonçalo, Regeneração e Hugo Napoleão, deslocam-se de suas localidades, gastando até R$ 140,00 por mês com transporte. Diversos alunos alegam ter dificuldades em pagar pelo deslocamento, pois além do ônibus, há custos com alimentação durante o dia (salvo almoço), tornando assim, uma educação pública em que os alunos têm que pagar para assistir aula, consequentemente, aumentando o índice de evasão.
   O ato encerrou-se por volta das 11:30, com a conquista de uma reunião com a direção do campus, que ocorreu às 15:00 horas. Após duas horas de reunião com representantes de turma e do grêmio, os estudantes conseguiram mais transparência nas questões administrativas do instituto. Além disso, eles conquistaram uma assembleia e uma mesa redonda com a diretoria geral. Essas conquistas foram possíveis graças à persistência e coragem de nossos jovens, que, inconformados com a situação, lutaram por seus diretos.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More