quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Estudantes da Refrigeração do IFCE - Campus Fortaleza, organizados pelo Grêmio e pela FENET entram em Jornada de Lutas!


            No dia 02 de outubro, o Grêmio Estudantil IFCE Fortaleza, Gestão Rebele-se, realizou uma Assembleia dos alunos do PROEJA do curso de Refrigeração para debater as debilidades que os estudantes vêm enfrentando dentro do curso para se formar.
            O Curso de Refrigeração é formado em sua maioria por trabalhadores e trabalhadoras que usa o período noturno para fazer um curso técnico. Porém, são várias as dificuldades que os mesmos têm que passar até receber seu certificado de técnico. Primeiramente o Campus Fortaleza não tem um Restaurante Estudantil, logo, os trabalhadores e trabalhadoras, após enfrentar uma rotina e pegar transporte público lotado, ainda são submetidos a uma alimentação que não ajuda na concentração e melhor conhecimento daquilo que é passado em sala de aula, até porque é muito complicado assistir aula com fome, principalmente até às dez da noite.
            As aulas, que deveriam ser prioridades, quase não têm. É comum, por exemplo, vermos em qualquer dia da semana apenas duas turmas, das sete que existem, em aula. Além disso, os estudantes do curso não têm aulas práticas de Refrigeração, estudam em outros laboratórios que não são específicos do seu curso, enquanto o Instituto tem uma Central de Água Gelada parada, que seria ideal para as práticas do curso, mas, não usam e não dizem nada significativo que convença os estudantes que eles não também não podem usá-la. O mais grave, é que em um semestre, os alunos ficam dois meses sem aula de uma determinada disciplina por falta de professores. 

            A grade-curricular do curso foi alterada a mais ou menos dois anos sem a consulta dos estudantes e algumas importantes cadeiras foram retiradas, o auxílio pais e mães diminuiu de 12 para 6 anos  de idade, os estudantes não tem salas de aulas fixas, o que faz com que todos os dias eles tenham que ficar vagando nos blocos atrás da sala que terão aula e o estacionamento não tem vaga para os que usam motos ou bicicletas para ir á aula.
Essa, infelizmente, é a realidade enfrentada diariamente pelos estudantes da Refrigeração. Os Institutos Federais no geral ofertam cursos e não garantem a permanência dos estudantes. Não há como aceitar a realidade que é imposta pela nossa educação onde se cria um curso de Refrigeração em um Instituto Federal, ofertar vagas e este não ter sequer um laboratório           , ou, os estudantes não terem um Restaurante Estudantil.
Nesse sentido, o Grêmio Estudantil IFCE Fortaleza, a FENET e os estudantes da Refrigeração deliberaram na Assembleia o inicio da Jornada de Lutas. O primeiro vitorioso ato foi no encerramento da Semana de Esporte e Cultura – SEC – no dia 10 de outubro, onde estavam os alunos do Ensino Integrado, as Coordenações dos Cursos do Campus e a Direção Geral. Os estudantes entraram no encerramento, mostraram seus cartazes, faixa e interviram em uma fala de denuncias e propostas a todos os presentes. 

A Assembleia mostrou ainda a disposição e a coragem dos estudantes que encontraram no PROEJA uma nova oportunidade de formar-se em um curso técnico. A capacidade de organização e a importância das representatividades estudantis firmaram-se ainda mais. A Jornada de Luta do curso de Refrigeração reafirmar a necessidade de todos nós em lutar por um ensino técnico de qualidade, que forme pessoas não de maneira mecânica ou “apertadores de parafusos”, mas técnicos de qualidades, capazes de transformar a sociedade, críticos e qualificados.
Os estudantes da Refrigeração do IFCE Fortaleza tem consciência de que a luta deles, a luta que o Grêmio Estudantil do Campus deu iniciou, pode ser responsável pela garantia de vários outros estudantes que entrarão nos demais semestre e não encontrarão problemas como os atuais. Temos consciência de que só com a luta organizada é que podemos ter conquistas, de ser responsável por deste já, a Refrigeração ter salas de aulas fixas, professores e laboratório, e que no futuro não precisemos nos deparar com a triste realidade de uma turma entrar com 25 estudantes e no quarto semestre, ter apenas cinco. Temos consciência de que a nossa luta e as nossas conquistas será responsável pela permanência de vários outros estudantes que ainda passarão pelo Instituto Federal.

REFRIGERAÇÃO POR SALA DE AULAS FIXAS!
LABORATÓRIO DE REFRIGERAÇÃO JÁ!
REFORMULAÇÃO DA GRADE-CURRICULAR COM A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES!

Luane Mota,

Presidente do Grêmio Estudantil IFCE Fortaleza e Diretora Regional da FENET

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More