terça-feira, 12 de março de 2013

FENET tem reunião com Presidente do CONIF e briga por assistência estudantil

Caio - Presidente do CONIF/ Raphael Almeida - Coordenador Geral /
Carlos Henrique - Tesoureiro
No dia 6 de março a FENET foi recebida pelo presidente do CONIF -Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica-  Caio Mário Bueno da Silva. A reunião começou sendo discutida a política de Assistência Estudantil dentro dos Institutos Federais e CEFET's, também foi pautada a política do Pronatec posteriormente.
Logo no começo da reunião os diretores da FENET presente pontuaram os problemas vividos dentro dos IF's e que era necessário haver uma política mais clara de assistência estudantil com mais recursos.
Segundo Raphael Almeida - Coordenador Geral da FENET, a ampliação das escolas técnicas por parte do governo é grande, mas falta investimento.  "Caio ficamos muito felizes ao ver que o governo adota a política de expansão da nossa rede, mas o investimento deve ser proporcional ao crescimento. Acontece que não há o investimento necessário e o que vemos são os estudantes no Ceará estudando na praça; no Maranhão e RJ a escola de saúde ao lado de um lixão, muitos estudantes estão no terceiro ano e nunca pisarem em um laboratório. Não entra na cabeça dos estudantes do IFRJ estudarem ao lado do Maracanã e verem aquele elefante ficando pronto em 3 anos e sendo gasto nele R$ 1 bilhão, enquanto dentro do Instituto nem bandejão tem. É uma realidade hoje nas escolas estudantes pararem de frequentar a aula por falta de dinheiro. É preciso que o CONIF se posicione claramente quanto a isso. Não adianta o estudante entrar na escola mas não conseguir se formar porquê não tem dinheiro para comer, ou passagem no translado e etc."

A reunião foi seguindo e o presidente do CONIF mostrou quais serão as suas novas políticas quanto à assistência e concordando com o fato de que é preciso haver mais investimento. 
Quando se pautou o Pronatec -Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - (ver nota da FENET sobre o programa: http://migre.me/dDUHu), Bia Martins, também coordenadora da FENET denunciou o roubo do dinheiro público e pontuou que era inadmissível que o dinheiro público fosse desviado para a iniciativa privada e gerenciada pelos tubarões do ensino. Caio também colocou a sua posição contrária ao recurso que o governo envia para o Sistema S e tratou como um absurdo que os professores do Pronatec recebam tão pouco.

Luiz Paulo - Diretor Regional MG e ES
Bia Martins - Coordenadora Geral da FENET/
Caio - Presidente do CONIF/ Carlos Henrique - Tesoureiro


Após 3 horas de reunião a FENET solicitou documentos que tratem da política de assistência estudantil e se colocou à disposição a qualquer movimentação que o Conif venha a ter ao que tange a educação pública, gratuita e de qualidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More