quinta-feira, 18 de junho de 2015

Coordenadora Geral da FENET é agredida na Câmara dos Deputados durante votação da redução da maioridade penal

   O ultimo dia 10 foi bastante conturbado na Câmara dos Deputados. Durante a votação da redução da maioridade penal na comissão especial criada para debater esse retrocesso.Durante a sessão cerca de 100 estudantes liderados pela FENET, UNE e UBES que acompanhavam a reunião e se manifestaram contra o parecer do relator.

   Para nos calar, policiais dispararam spray de pimenta nos estudantes e parlamentares que ainda estavam por lá. Os jovens que escaparam para o corredor também foram atingidos. Pelo menos um estudante foi hospitalizado em decorrência da ação. Para por fim à agressão, os membros da Comissão entraram com um pedido de vistas coletivo que adiou a votação para a semana que vem.

    Além da confusão dentro da camara, os policiais seguiram diversos estudantes que foram para o rua. E é esse momento que a Emanuele Rodrigues - Estudante do IFBA e coordenadora da FENET foi agredida por policiais.

Segue abaixo um trecho da entrevista que o Junior - Estudantes do IFPA e também coordenador da FENET deu a carta capital.


   Coordenador-Geral da FENET, José Junior se diz estarrecido com o que ocorreu no parlamento. Segundo ele, a intenção dos estudantes era dizer aos deputados que o jovem brasileiro não precisa de mais repressão e cadeia, mas sim de educação e trabalho.

      ''Aqui na Câmara, os jovens foram recebidos com spray de pimenta e violência, mas nas favelas eles são tratados é com balas de verdade. Essa violência contra o jovem não pode continuar. Queremos mais dinheiro para a educação e não a redução da maioridade penal, que irá jogar ainda mais a juventude pobre nas cadeias”, afirmou. 

    De acordo com o coordenador-geral da Fenet disse que, após a ação da Polícia Legislativa de Cunha, as lideranças estudantis se reuniram e decidiram lançar uma campanha nacional contra a redução da maioridade penal. “Vamos levar esse debate para todas as escolas brasileiras, do ensino básico às universidades”, conclamou.

   Junior afirma que o objetivo é mostrar que a redução da maioridade penal não acaba com o problema da violência, porque não enfrenta a causa do problema. “O discurso da redução da maioridade é uma farsa e só serve para colocar nossa juventude na cadeia. Precisamos é avançar nas conquistas educacionais. E vamos dizer isso à sociedade”, ressaltou.

Que democracia é essa??? Onde dentro da 'casa do povo' jovens não podem se manifestar. 

A FENET repudia essa ação e não desistirá de lutar pelo direito da Juventude.




0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More